quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Revolução de Amor

Sou leitora compulsiva, leio de tudo mesmo, e lendo pela internet achei este arquivo que me impactou muito e resolvi compartilhar aqui com vocês.
--------------------------
a fonte : Blog do REV BAGGIO

Já falei muitas vezes que o livrete Revolution of Love and Balance (publicado no Brasil pela Mundo Cristão como Revolução no Discipulado) caiu como uma bomba espiritual em minha vida na década de 1980. Lembro-me de ter lido o primeiro capítulo dezenas de vezes, muitas delas literalmente em lágrimas, pedindo a Deus para viver a realidade daquelas palavras. Se, de acordo com 1 Coríntios 14.3, o propósito da profecia é trazer edificação, exortação e consolação, poucas vezes eu me deparei com uma profecia tão clara quanto as palavras de George Verwer naquele capítulo. Ainda hoje penso nelas e me sinto edificado, desafiado e movido a seguir na direção certa. Como o livrete está fora de catálogo há anos e eu perdi as duas cópias em português que tinha (se estiverem com alguém lendo esta postagem, por favor, me devolva!), decidi traduzir só a introdução do primeiro capítulo chamado Revolução de Amor a partir de minha edição em inglês The George Verwer Collection.

Sinta o impacto, se você estiver vivo…
Jesus Cristo foi um revolucionário - o maior e mais completo revolucionário que este mundo já conheceu. Não um revolucionário político, mas um revolucionário espiritual.E eu acredito que o Cristianismo é uma ‘revolução de amor’, uma revolução que o Espírito Santo deseja trazer em nossos corações e vidas à medida em que ele muda radicalmente o nosso modo de pensar e agir. Estou convencido de que não há nada mais importante do que isso no mundo inteiro.
Ao olharmos o estado da igreja ao redor do mundo e o estado dos cristãos hoje, é fácil ficar desanimado. Procuramos discipulado; procuramos aqueles que estão trabalhando juntos em unidade, em oração, em poder… e encontramos disputas e divisões, complacência e mediocridade.
Muitas pessoas estão perguntando: ‘Por que a igreja está em tal estado? Por que o Cristianismo hoje causa tão pouco impacto?’
Algumas pessoas pensam que de algum modo temos tido falta de algum ensino essencial ou experiência, e se tão somente pudêssemos redescobrir este segredo através de novas reuniões ou livros, libertação e restauração seriam novamente trazidas para a igreja.
Agora, me parece que não seria muito justo da parte de Deus guardar em segredo o ingrediente mais básico para a efetividade cristã. E, de fato, eu não acredito que este ingrediente seja nenhum segredo. Vejamos Gálatas 5.22-26:
"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.O fruto do Espírito é amor."
Mas o que a Bíblia quer dizer por amor? Em 1 João encontramos uma definição clara e simples: Deus é amor.
Em outras palavras, amor verdadeiro vem de Deus… não existe fora dele. Sabemos que Deus é Um. Sendo assim, não podemos pensar em Deus Pai sem pensar em amor; não podemos pensar no Senhor Jesus Cristo sem pensar em amor; não podemos pensar no Espírito Santo sem pensar em amor. Não há separação. Deus não envia amor. Ele não produz amor. Deus é amor.
Agora isso parece ser uma declaração bem simples, mas estou convencido de que somente uma percentagem extremamente pequena de crentes tem realmente abraçado essa verdade.Este é, eu creio, o ingrediente básico que está em grande falta no Cristianismo hoje, e a falta deste ingrediente é a fonte da maioria dos nossos problemas. É o câncer que está devorando a igreja, mas não é nenhum segredo. Na verdade, não tem nada de segredo nisso visto que está escrito em quase todas as páginas do Novo Testamento. E, no entanto, pelo fato de nossos corações serem tão frios e duros, e porque somos tão egoístas, não podemos ver (ou não acreditamos mesmo) que a mensagem básica do Novo Testamento é o amor!
Estou absolutamente convencido de que a maioria de nós perde essa mensagem tão óbvia e mais frequentemente repetida, mesmo quando estamos lançando grande ênfase sobre o que é uma interpretação ‘ortodoxa’ da Bíblia; sobre o que é “ensinamento bíblico.’Bem, eu gostaria de perguntar: ‘O que é ensinamento bíblico?’
Temos grandes discussões sobre a Segunda Vinda, o significado da crucificação, sobre a Igreja, o Espírito Santo, e por ai vai. Mas e sobre amor e humildade e quebrantamento? Estes geralmente vão `a uma categoria separada, mas eu que dizer-lhe que se o seu ensinamento não inclui amor, humidade e quebrantamento, então seu ensinamento não é bíblico.Há milhares, até mesmo milhões de pessoas que reivindicam ser ‘cristãos ortodoxos’ porque se agarram a certas doutrinas de acordo com a Bíblia. Eles estão conscientes de que não praticam muita humildade, mas não pensam que isso os torne menos ortodoxos.
Eles estão conscientes de que não amam verdadeiramente outros cristãos (especialmente aqueles que são diferente deles), mas isso não os leva a pensar que seu ensinamento não seja bíblico.Eles podem admitir que não sabem nada sobre servir os outros e considerar os outros melhores do que si mesmos e, no entanto, eles se consideram crentes na Bíblia e cristãos ortodoxos.
Eles não poderiam estar mais errados! Isso não é Cristianismo, mas um falso Cristianismo - pensar que podemos ser ortodoxos sem ter humildade, pensar que podemos nos chamar de cristãos crentes na Bíblia ainda que nossas vidas não demonstrem amor ou outros frutos do Espírito. De fato, creio que este é o maior erro que já atingiu a igreja de Jesus Cristo!Ensino não pode ser divorciado da vida prática.
Não podemos ver Jesus Cristo como algum tipo de personalidade dividida, parcialmente doutrinária e parcialmente moral, tentando trazer duas esferas separadas de verdade em nossas mentes. Ele não está em uma ocasião tentando satisfazer nossa curiosidade intelectual nos ensinando coisas sobre Deus, e num exercício separado preenchendo nossa necessidade moral tentando nos tornar mais como o caráter de Deus.
Você não pode ter um correto entendimento de Deus sem desejar viver de um modo que agrade a Deus.‘Oh,’ alguém diz, ‘tem um bom crente evangélico… ele tem um entendimento muito bom da Bíblia. Ele não tem muito amor pelos outros e não é muito humilde, mas ele certamente entende a Bíblia.’ Eu digo a você, ele não entende a Bíblia se ele não ama outros cristãos. O que lemos em 1 João 4.8? ‘Quem não ama não conhece a Deus.’Não existe nenhum ensino mais bíblico do que o amor, e sem o amor não há ensino bíblico.
O amor é o alicerce de todos os outros ensinamentos bíblicos, e você não pode construir um edifício de verdades bíblicas sem esse alicerce.
Duas observações:
1. O texto original é uma transcrição de uma mensagem do George Verwer para jovens voluntários da OM na década de 1960. Se boa parte da conversação emergente hoje é uma reflexão sobre a essência dos ensinamentos de Jesus, o George Verwer me parece ter iniciado essa conversação pelo menos duas décadas antes da maioria dos emergentes terem nascido…
2. Quer mais? escreva para a OM ou Mundo Cristão e peça para eles publicarem uma nova edição do livro em português.
----------------------------------------------
Me foi um tapão na cara!
Passamos os dias pregando a Cristo, anunciando o evangelho, e esquecendo que o mais importante é o amor.
Esqueço simplesmente quando tenho atitudes totalmente sem uma gota de amor. Sendo egoista, ou presunçosa, quando diminuo o meu irmão por simplemente me achar superior, seja lá sob que aspecto for.
Amar não é fácil, foi por amor , que Cristo se entregou na cruz por mim e por vc. o sacrificio de amar é muito grande! e nem sempre estou disposta a amar, principalmente a quem me pisa o calo.
Mas preciso me esforçar cada dia mais um pouquinho, diminuindo o meu eu, até me que olhando no espelho eu veja a Cristo em mim!

3 comentários:

  1. oi Creuza desculpe estar respondendo aqui, mas os Wulf sao uma serie sim... esta sendo lançada fora da ordem, mas sao os seguintes livros:

    Feitiço da Lua, A Maldiçao da Lua (que vc leu), O principe e o Lobo e Olhos da Noite ou coisa parecida nao tenho certeza, mas os qeu eu tenho9 certeza estao no meu blog...

    Bjinxxx

    Adorei a visitinha...

    ResponderExcluir
  2. Linda mensagem! Profunda mesmo!São quase duas décadas de problemas dentro de instituições, aliás, muito mais tempo em todas as instituições, acho que de todas as existentes, as religiões professadas no continente Asiático, como o "Budismo" é que mais se aproxima do que Cristo com toda humildade tentou nos passar.Acho que a afirmação que fiz acima se deve a cultura também. Isso é muito relevante.
    Quando o rev. Baggio fala sobre amor, ele se refere a amor Ágape, engraçado que muitas pessoas acham que amor é amor e pronto. Mas existe diferenciações sim.
    Resumindo, o amor Ágape se apresenta mais ou menos assim: "É incondicional, não está dependente de uma resposta positiva: Eu amo-te, se tu me amares também.Eu amo-te, mesmo que tu me rejeites, que fales mal de mim, que me persigas, que tu me faças mal."
    Aí entra um ditado muito utilizado e famoso ao qual as pessoas tendem a usar: "Eu não sou Cristo!"
    Mas se vc acredita ser cristão por seguir o Cristianismo de fato, não o da doutrina da igreja da rua torta, mas o cristianismo do homem "revolucionário" que em sua época deu a vida por vc... Se você entender esse amor, vai ver que é tão pleno que humildimente se sentirá incapaz de possuir tamanho dom e nessas horas entra a prece, a petição, a oração, como preferir chamar... A meditação, enfim, o momento em que deve dizer ao Deus feito de amor que precisa ser abençoado com os frutos do espiríto!
    "Descendo do salto" e admitindo ser humano e falho, disposto a aprender sobre tolerância, bondade, benignidade, dentre outros frutos e no contexto geral, vc aprenderá a sentir e expressar todo esse dom pleno e impactar outros.
    E o detalhe mais bacana... A coisa é tão vísivel, que o bem se espalha independente de onde esteja, com quem esteja falando... Simplesmente transborda...
    Amei o post Creuza!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Creuzinha!
    Te indiquei para o blog de ouro!
    É só passra em meu blog e pegar!
    bjs

    ResponderExcluir