quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dia 13 Maio - Dia da Libertação dos Escravos


Hoje se comemora a Libertação dos escravos. dia 13 de maio de 1888 marcou oficialmente o fim da escravidão no Brasil através de uma lei assinada pela Princesa Isabel, durante uma viagem de Dom Pedro II ao exterior. Naquela oportunidade houve uma série de comemorações, principalmente no Rio de Janeiro, capital do Império. Vários ex-escravos saíram às ruas comemorando o feito. É verdade que em várias regiões do país o trabalho escravo persistiu e só foi abolido no início do século XX.
Volta e meia a imprensa nos dá informações sobre a existência do trabalho escravo em várias regiões do país ainda nos dias de hoje são crianças, idosos sem recursos,pessoas que são engandas pela má fé de treceiros que os escravizam nas inúmeras fazendas no interior deste Brasil de meu Deus .
Nas grandes cidades a escravidão só trocou de nome, somos escravizados por um sistema que oprime o trabalhador, que se dedica 150% para não perder seu lugar no mercado, que não tira férias e se aprimora com recursos própios para estar "qualificado" em um mercado onde NUNCA se está qualificado o sufiente.
Contam os historiadores que na época da assinatura da Lei Áurea o número de "mendigos e marginais" era absurdamente grande, pois lançava-se a liberdade , quem não tinha onde morar e nem como se manter, que liberade é essa que oprime e abandona a propria sorte?
Como tudo no Brasil a lei foi mal pensada. mas ainda assim Graças por ela. A data, apesar de não comemorada como se deve (olha eu de olho num feriado...), tem sim uma grande importância na história do Brasil e na história de seu povo .

6 comentários:

  1. Boa Noite Creuza!!!
    Bem lembrado...
    Um abraço
    Fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  2. Post perfeito e a data deve sim, ser considerada....
    É muito triste estarmos em pleno século XXI e ainda vermos casos de escravidão!
    Bjkas linda!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Creuza!!
    Passei por awui para desejar-lhe um bom dia!!!

    ResponderExcluir
  4. A lei Áurea realmente foi áurea... uma cortada final à escravidão. Pena que a sociedade demorou um pouco pra interiorizar a igualdade e mais pena ainda que ainda hoje existam infelizes que se acham superiores a outros.
    Um beijo,
    Talita.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Creuza!
    Excelente post! Informativo e convida a reflexão. O 13 de Maio é mesmo uma data cheia de importância. Concordo contigo que a lei foi mal planejada, e isso não é muita novidade no Brasil. Tudo foi feito para “Inglês ver”, né? Naquele momento importava libertar os escravos no papel, mas condição para quem não tinha onde morar, cair morto e reiniciar a vida não foi dada alguma. Não é difícil entender porque os afrodescendentes de hoje, em sua grande maioria, tem uma condição de vida menos privilegiada. Não que não haja descendentes de brancos pobres também, longe disso! Mas é que o passado de pobreza e exclusão social realmente levou essa população a uma vida mais sofrida. Mas isso não pode ser algo que determine a vida dessas pessoas, hein? É bom que se diga... ihhhh... isso dá pano para manga, ô!

    Oh, você já fez algum comentário no Bicha sim, e não tinha deixado sua URL antes. Resultado? Eu nem sabia que você tinha blog, bonita! Agora eu sei... ehehehehe... posso te visitar e estreitar os laços, néam???

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Meninaa, mas que que bom que vc riu, apesar da sua chefe ter chegado por aí, fico contente de fazer as pessoas darem risadas ;PP
    E obrigada pelo carinho, o seu comentário foi ótimo, espero te ver por aqui mais vezes.
    E a Lidi é ótima, está se tornando uma boa amiga para mim, apesar de não conhecê-la pessoalmente (ainda).

    ResponderExcluir