quinta-feira, 2 de julho de 2009

LUTO

O Índice de violência no Rio de Janeiro é altíssimo e todo mundo sabe disso, como moradores desta cidade tomamos a precaução de sempre ter uma rota alternativa, não andar com muito nem com nenhum dinheiro, atenção 360° a sua volta, desconfiar da própria sombra esse tipo de coisa. A repetição de notícias de assassinatos, acidentes, crimes em profusão nos apavora, e indigna num primeiro momento, a repetição acaba por nos “anestesiar”, e parece já não doer tanto a noticia de uma morte. Os últimos acontecimentos da semana me levam a declarar Luto, motivos pessoais e outros nem pessoais são, mas mexeram comigo da mesma forma.

De trás pra frente:

Ontem aconteceu um acidente com uma vã que faz o transporte de estudantes na linha vermelha e 5 destes estudantes não resistiram, e tudo o que a imprensa sabe dizer é que a vã era ilegal. Minha cabeça deu uma volta, a linha vermelha é uma via expressa e a vã bateu em um carro guincho. Pergunto, o guincho era legal? Estava sinalizado que estava prestando socorro a outro motorista? (digo isso por que não é raro ver os carros parados nesta mesma via com problemas mecânicos e nenhuma sinalização e ai os acidentes acontecem.) o motorista da vã não é nenhum louco de arriscar a vida dos filhos dos outros ora, aquilo ali é o ganha pão dele, não acredito que ele tenha excedido o limite de velocidade da via, enfim expresso aqui, como mãe que coloca o filho na vã toda manhã, minha solidariedade aos pais que perderam seus rebentos, Que Deus possa confortar seus corações.

Sepultamos um sobrinho esta terça-feira, brutalmente assassinado, a principio por ser confundido com um policia. Um cara novo, cheio de planos, super do bem, com uma história linda pela frente, que foi interrompida por bandidos que estão soltos certos de sua impunidade. A família toda esta enlutada, dolorida, inconformada, se perguntando quando isso vai acabar?

Queria expressar minha dor e fazer minha homenagem ao Douglas.
Queria ter palavras pra consolar e confortar minha irmã.
Queria muito que parasse de doer.
Quero, precisamos, dar um basta na violência.

Abaixo um trecho da musica do Leoni (Quando a dor te corta) que diz exatamente o que quero dizer pra Suzi, mas as lágrimas não deixam.

“De que adianta você saber o quanto eu sinto
Minha dor vai ser mais problema que solução
Por fora eu disfarço o quanto eu ando aflito [e será que consigo disfarçar? Te acho tão mais forte do que eu…]
De só ter pra ter dar meu tempo,
E minha inútil compaixão.
Vou esperar do seu lado
A tempestade passar
Vou esperar do seu lado
Porque eu só posso esperar.”

6 comentários:

  1. Nossa...
    Poxa, o que eu posso dizer pra você é que vou estar orando por todos vocês.
    Meus mais sinceros sentimentos, a certeza do meu carinho, e que Deus possa confortá-los.
    Um beijo e um abraço muito carinhoso a você e sua família.
    Fla

    ResponderExcluir
  2. Fla

    Obrigado pela solidariedade, conto sim com sua oração.

    ResponderExcluir
  3. Amiga sou do RJ, agora devo me mudar para um lugar mais tranquilo, mas como sempre estou por aí, toda vez que minha filha vai a um lugar, eu ou meu marido, rezo para voltarmos vivos.
    Ela ia estudar num lugar que teria que atravessar todo dia a linha vermelha, assim resolvemos que era melhor ela ir para outro lugar estudar.
    Nos últimos tempos vivi assim mesmo cada dia só ficava sossegada quando ela chegava.
    Mas isto se aplica a todos nós.
    Rezo a Deus todo dia, pois neste outro lugar pode não ser igual, mas temos que sempre olhar 360 graus, vivi minha vida e vivo ainda , numa cidade maravilhosa, mas cada dia mais as pessoas não se importam com o ser humano.
    Você não vê a briga que estou a travar com a UNIMED, por causa da morte da minha sogra( levaram 3hs e 04 min. para vir atender, onde a sede é em São Cristovão e ela morava no maracanã, fora o hospital que mandou embora para casa sem ver o que realmente estava acontecendo(ela pagava plano!!)Então tanto se pagas plano, saúde do governo, e fora você andar na rua e ser assaltada,morta etc... Está complicado amiga,sei que temos que ter esperança, senão nem saimos para trabalhar.
    Não tenho palavras em relação ao seu sobrinho, só dizer Deus esteja com vocês neste momento e rezar .
    Fora a família das outras 5.
    SEi Que não podemos ficar trancadas em casa, mas a cada dia é um risco, e ao voltar para casa devemos agradecer que as pessoas voltaram para casa são e salvo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Creuza...

    É inevitável não nos sensibilizarmos com tantos casos de violência no Rio de Janeiro, e as demais grandes cidades do Brasil. O mundo parece que enlouqueceu. Está se autodestruindo. Todos os dias... somos chocados com tanta crueldade e fatalidades juntas. Choros...prantos, é o que vemos ultimamente de famílias inteiras. Dói...dói muito. Pra quem passa por perdas e para quem assiste impotentemente a tudo isso.

    Querida força!... que o nosso Deus possa estar consolando as famílias enlutadas nesse momento, e que Ele mesmo enxugue as lágrimas e conforte os corações.

    Meus sentimentos.

    Conte com as minhas orações,
    Shalom

    ResponderExcluir
  5. Oi, Creuza!
    Lamento pelo que houve, e espero sinceramente que você e sua família fiquem bem.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, Maninha... Conversamos à respeito, lembra? Concordo com tudo que escreveu... A violência têm sido uma constante por conta da impunidade que nos cerca... Poderíamos ficar aqui lembrando vários exemplos que aconteceram e que a mídia fez questão de noticiar, enquanto as autoridades competentes não conseguem controlar...
    Sei que é esquisito o que vou escrever... E se por acaso a Suzi ler e não entender, me perdoe querida... Mas o Douglas, era um rapaz tão bom, que Deus o convocou para estar ao seu lado...
    Tem uma música do Legião Urbana, que explica bem isso... "É tão estranho... Os bons morrem antes, assim parece ser, quando me lembro de vc, que acabou indo embora... Cedo demais..."
    Beijos maninha...
    Conte sempre comigo, ok?
    Namastê!

    ResponderExcluir