terça-feira, 7 de julho de 2009

Paixão Índia


Em minha visita semanal a Biblioteca do Metrô,(Projeto Livros e Trilhos, falo dele depois), entreguei o terceiro livro da trilogia da magia e pedi a atendente um romance bem açucarado mas que não me faça chorar. ( numa fase mais comédia romântica chega de história triste!) e ela me brindou com o belíssimo Paixão Índia que pela foto da capa já encanta.
Como estou na segunda parte do livro (me obriguei a dormir as três da manhã) não posso falar muito da obra mas fuçando a net encontrei o seguinte resumo, já adianto que contém Spoiler, a parte esta em verde claro para ler é preciso selecionar o texto , assim preservo a surpresa de quem, diferente de mim, não adianta as páginas pra saber o futuro da história.
Pelo nome já dá para saber que se passa na Índia e que é um romance... Mas é mais complexo do que isso.
A historia é o amor entre Ana Delgado dançarina espanhola e o Rajá de Kapurthala o que equivale a uma príncipe de um país dentro da Índia.
O príncipe adorava a Europa e sempre ia pra lá ver como era a vida do Ocidente. Até que um dia ele vai ver um espetáculo onde Ana Delgado e sua irmã dançam. Ele fica encantado com a beleza da jovem andaluza e resolve que quer casar com ela. Ai vem os detalhes: a família da Ana é super pobre o Rajá milionário.
No começo ela não cede a tentação e acha que ele só quer compra-la, mas depois ela consegue enxergar o amor dele que é real. Mas tem outro detalhe: o cara já tem outras 4 esposas na Índia, e a Ana não sabia disso não.
Na primeira parte do livro discorre sobre o período em que ela e o Rajá se apaixonam e o momento onde ela toma aulas de etiqueta para poder se tornar a princesa de Kapurthala. Mas vem outro problema ela é Ocidental e o povo da Inglaterra que eram "donos" da Índia não aceitavam que os príncipes se casassem com moças Ocidentais. Elas podiam até ser amantes e tal, mas princesas nunca.
A segunda parte fala do período de adaptação da Ana na Índia e das diferenças culturais existentes. Nessa parte do livro eles estão super apaixonados e quase tudo é perfeito tirando que as outras esposas a odeiam, mas ela é bem vista pelo resto do povo. Até porque ela era muito carismática e linda.
Mas como o livro é baseado em fatos reais e a vida nunca é perfeita na terceira parte, já não existe quase amor entre os dois, é mais um respeito mutuo que vai diminuindo aos poucos até o momento em que o Rajá arruma uma amante inglesa. E agora vem o mais emocionante: a Ana se apaixona pelo filho mais velho do Rajá, filho do primeiro casamento, e ele também se apaixona por ela, e eles ficam, e o Rajá descobre. Então a Ana volta para a Europa mas o Rajá não deixa faltar nada para ela.
É lógico que tem muito mais historia, tem a questão da irmã dela que casa com um americano, e no fim morre de gripe espanhola. Tem outros Rajás que também viveram historias de amor interessantes. Ou até mesmo os Rajas que eram malucos e gastavam toneladas de dinheiro da maneira mais estranha enquanto os cidadões passavam dificuldade.
E um ponto interessante era que o Rajá de Kapurthala era um bom marajá e muito ligado ao ocidente querendo melhorar a condição de vida dos seus suditos. E no fim ainda conta da queda do Império Britânico na Índia e como ocorreu aquela confusão de Paquistão x Índia que continua até hoje.
É um livro de leitura fácil, não requer prática. A historia é bem narrada e bem amarrada. Gostei. Até porque não tem um final daqueles e viveram felizes para sempre.....
Mas não foi isso que eu tinha pedido pra menina da Biblioteca?
Por favor me deixem pra mim uma dica de leitura, este livro termina no máximo depois de amanhã....
Um abraço gostoso.

4 comentários:

  1. Menina, sabe que ler é comigo mesma. Lá no meu blog eu coloco no cantinho lá embaixo todos os livros que já li este ano.
    Vou te indicar dois dos que eu mais gostei: Água para elefantes e os livros do Harlen Coben. Esse último é autor de livros de suspense e óh, nem adianta tentar descobrir o final do livro porque você nunca adivinha. O cara é fera!

    Esse que você escreveu, nem li o resumo, mas vou colocar na minha listinha de aquisições!
    Bjs
    fla

    p.s. espero que esteja tudo mais calmo na sua casa... continuo rezando por vocês...

    ResponderExcluir
  2. Oi Creuza!!!
    Promessa é dívida e estou aqui... Olha, me amarrei no resumo, ou na descrição que fez desse livro...
    Essa semana finalmente consegui assistir Marley e Eu... Finalmente!!! Adorei, chorei pencas, mas não me decpcionei com o filme, só fiquei um cainho chateada por não ter lido o livro, porque se curti o filme, com certeza amaria o livro...
    Outro que estava muito afim de ler, é: A Menina que Roubava Livros... Deixei duas dicas aí, espero que ajude!
    O blog ta linduxo!
    Bjkas
    Namastê!!

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez por aqui e adorando tudo o que leio.
    Moro em Sampa e temos também um projeto de biblioteca no metrô, é o EMBARQUE NA LEITURA. Se não me engano existe em cinco estações e possui muita deiversidade. Sou sócia de uma das unidades e já encontrei livros excelentes. Li uma trilogia sobre as mulheres da Arábia Saudita "Princesa - a real história da vida das mulheres árabes por trás de seus negros véus", "As filhas da Princesa" e "Princesa Sultana - sua vida, sua luta", recomendadíssimos.

    O grande problema é que as unidades não são interligadas, e portanto, vc tem que se cadastrar em cada uma delas.

    Bem, é isso. Volto mais vezes, prometo.
    Se puder, dá uma passadinha por lá também.

    ResponderExcluir
  4. Adorei este livro. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir