domingo, 12 de setembro de 2010

Dica de filme - O Visitante


Dia destes , durante o período de descanso forçado, tive a grata surpresa de assistir alguns filmes maravilhosos, como tenho aversão a violência, assisti a muitos dramas, romances, comédias, filmes de arte, filmes do tipo para pensar/ apreciar. é o caso desta indicação. 

Sempre me surpreendo quando em  um filme as pessoas são retratadas como dignas, normais, comuns cidadões de uma metrópole, sem poderes, ou saberes , apenas  vivendo suas vidas, contando suas histórias.

Em “O Visitante”, não existem vilões humanos. Ninguém usa um chapéu preto. Richard Jenkins, é o cerne do visitante. O filme poderia facilmente ser chamado O Despertar de Walter Vale. Ele é o entediado professor universitário Walter Vale, que toca a vida monotonamente. Viúvo ele vive em uma casa espaçosa em na cidade de Connecticut sozinho. Sua falecida esposa era uma respeitada música, um talento que Walter anseia ter, mas parece que não pode alcançar sozinho. Ele não quer que outras pessoas possam saber como ele é realmente entediado, por isso ele procura parecer ser uma pessoa ocupada. Mas, ele é enviado pela Universidade para Nova Iorque para uma palestra universitária sobre um livro que ele é co-autor e as coisas começam a mudar em sua vida. 

Walter ao chegar a seu apartamento que mantém na cidade de Nova York, inesperadamente encontra uns jovens estrangeiros, o sírio Tarek (Haz Sleiman) e sua namorada Zainab (Danai Jekesai Gurira) do Senegal que ali moram alugados, obviamente o resultado de um golpe imobiliário. Ele permite que os jovens fiquem lá até que se possa encontrar alguma nova moradia, mas torna-se atraído por eles, especialmente Tarek e seu talento para tocar tambores Africanos. 

Na ânsia de um talento, qualquer talento para o assunto, Walter recebe lições de Tarek, e ele lentamente desenvolve a sua afinidade para tocar os tambores. No entanto, as coisas tomam um rumo para o pior quando Tarek é preso por funcionários de imigração e que poderia ser deportado, pois tanto ele como Zainab estão ilegalmente nos EUA. Walter faz tudo o que pode para ajudar a seus novos amigos em uma situação muito incerta.

O visitante é um sólido estudo e calmamente os personagens movem o filme sobre o valor da amizade e família.

Recomendo que não assista com pessoas que esperam tiros e explosões a cada 3 minutos pois isso não acontece. Destaco ainda a trilha sonora  da cantora e compositora mineira Glaucia Nasser, e da cantora Luca Mundaca. A música  delicada dessas duas artistas brasileiras estão na trilha do filme, enchendo de orgulho os patriotas de plantão. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário