sábado, 18 de junho de 2011

Dica de filme: Filhos do Paraíso

Este final de semana por um total acaso, tive o prazer de assistir novamente a um maravilhoso filme iraniano de 1997, não lembro se ganhou algum premio, mas de uma belíssima fotografia e de um roteiro emocionante. falo de Filhos do paraíso, do diretor Majid Majid.

Mesmo sendo um filme de 1997, a mensagem é atualíssima, indico a todos os professores/educadores pelas mensagem de companheirismo e solidariedade tão ausentes das nossas escolas, que, digamos mais parecem um desfile de moda ou um ringue tamanha a hostilidade com os que não podem ou não estão tao antenados com as tendências.  Para perceberem quais são os verdadeiros valores. Principalmente, numa cena com torrões de açúcar. Onde a menininha levando chá para o pai, ele lhe pede que lhe traga o açucareiro. Causando espanto a ela, pois ele estava quebrando um bloco de açúcar em pequenos torrões. Mesmo com toda a dureza, com dívidas acumuladas, aquele pai passou a filha uma lição linda. De que aquilo fora confiado a ele. Que não pertencia a eles. Lindo! Alguns políticos também poderia ver essa parte, pelo menos.

Vamos a história do filme,  Ali (Amir Hashemian) é uma criança pobre que apesar de ter apenas 9 anos, mal pode brincar porque já é obrigado pelo pai a trabalhar para ajudar à família, mas sem abandonar a escola, que aliás é um dos melhores alunos ( Por que no Brasil não é assim ? ). Tudo se complica quando Ali perde os sapatos da irmã, Zahra, que estavam sendo restaurados e pede a ela para não contar aos pais ( repare no desespero de Ali ). Ambos passam a dividir o tênis de Ali para irem à escola, resultando numa série de percalços e aventuras. Ali espera todo dia sua irmã chegar da escola para pegar o tênis e ir estudar. Ele descobre que a sua escola vai promover uma competição de atletismo cujo prêmio para o terceiro lugar é um par de tênis, e ele garante para Zahra que chegará somente em terceiro. Atente para a cena da corrida, extremamente bem filmada utilizando o recurso da câmera lenta, é de uma emoção e expectativa deslumbrante ( é impossível não se lembrar de Carruagens de Fogo ).  Rodado na área pobre o Iran, destaco a cena em que somos apresentados a face rica da sociedade iraniana com um divertido e fantástico passeio a bordo de uma bicicleta na companhia de Ali e seu pai. O contraste de vida entre a alta sociedade e a família de Ali é evidenciado no filme e, é simplesmente memorável a cena em que um garotinho rico corre atrás de Ali para chamá-lo para brincar ; enquanto um não encontra tempo para brincar, o outro `preso` numa enorme casa não brinca por não ter amigos.

Será difícil reter as lágrimas no final. Que belíssima lição de vida ambos nos brindaram! Parabéns também ao Diretor! Mais um a mostrar que uma bela história não precisa de ter grandes efeitos especiais. A primeira cena já nos deixa uma bela mensagem. Um filme inesquecível! De ver e rever!



Filhos do Paraíso (Children of Heaven / Bacheha-Ye Aseman). 1997. Irã. Direção e Roteiro: Majid Majidi. Com: Mohammad Amir Naji (Pai de Ali), Amir Farrokh Hashemian (Ali), Bahare Seddiqi (Zahra), Nafise Jafar-Mohammadi (Roya), Fereshte Sarabandi (Mãe de Ali), Dariush Mokhtari (Professor de Ali). Gênero: Comédia, Drama. Duração: 89 minutos

Um comentário:

  1. Eu vi esse filme na época do lançamento. O moleque tem olhos tão expressivos que quase chorei com ele quando sumiram os sapatinhos. E, mesmo com alguns clichês, "Filhos do Paraíso" tem uma sacada muito boa: competir para chegar em terceiro.

    ResponderExcluir